O que um Cachorro pode Comer?

O Que um Cachorro pode Comer

Para responder definitivamente a essa pergunta é necessário voltarmos um pouco para revermos como funciona o aparelho digestivo do cachorro e então você não terá mais dúvidas sobre isso.

Os animais costumam ser divididos em carnívoros, herbívoros e onívoros, e isso não somente com base nos alimentos de que se nutrem, mas também conforme sua dentição e aparelho digestivo.

Isso define o que um cachorro pode comer.

Sistema Digestivo dos Cães

O que um cachorro pode comer tem influência direta do seu sistema digestivo.

O cão é tido como carnívoro, mas há quem o considere onívoro, mesmo em estado natural: o cão selvagem devora completamente suas presas, inclusive as substâncias vegetais que elas tinham no estômago e no intestino.

Apesar do maior número de dentes molares nos cães, compatível com animais onívoros, o processo de mastigação praticamente não ocorre nestes animais.

O alimento normalmente é deglutido de forma grosseira (partículas grandes), prejudicando assim a taxa normal de passagem pelo trato digestório e a superfície de contato do alimento com as enzimas digestivas.

Eu achei muito interessante a definição de um pesquisador que atribuiu o nome de “carcacívoros” aos cachorros, justamente porque eles rasgam a carne dos ossos, devoram as carcaças de suas presas e não apenas a carne, provavelmente se comessem apenas a carne teriam problemas de saúde.

A forma como rasgam a carne, quebram os ossos não só os alimentam como também limpa os seus dentes, diminuindo o tártaro, se diminui o mau hálito, já não sei.

Carnívoro ou Onívoro?

Carnívoro ou onívoro, o certo é que há muitas diferenças entre ele e o homem. É bom ter ciência de que os cães de nossos dias foram selecionados ao longo de milênios, modificando-se completamente.

Hoje podemos dizer que o cão digere tudo aquilo que é digerido pelo homem, razão pela qual o problema de sua alimentação não é tanto o que lhe pode ser dado, mas o que convém dar-lhe dentre aquilo que habitualmente consumimos.

Esse discernimento é muito importante, pois o que o cachorro pode comer não é o que ele deve ou precisa comer.

Assim como na nossa alimentação quando exageramos em alimentos a base de farinha, açúcares, sal, e outros aditivos, é a mesma questão: nós podemos comer pão, doces, massas…mas devemos comer mais alimentos naturais.

Então, com base nisso, O que um cachorro pode comer?

Recordemos que a saliva canina carece de ptialina, que contribui para a digestão dos amidos.

Em compensação, seu estômago segrega sucos gástricos muito mais poderosos que os nossos, mais ricos em ácido clorídrico e em pepsina, substâncias que chegam a dissolver os ossos engolidos pelos cães.

Outra diferença entre os cães e nós é o comprimento do intestino delgado.

No do cão, o alimento permanece pouco tempo, motivo por que a carne (mesmo crua) é digerida com facilidade. 

Varie a alimentação sempre que possível: carne, vísceras, fígado; peixe (assado ou ensopado), com ou sem espinhas dependendo de sua consistência.

Dessa forma você está fazendo uma excelente dieta para cachorro!

Aqui estão alguns alimentos de consumo humano “aprovados para cães”

Essa é uma lista segura do que um cachorro pode comer

1. Manteiga ou Pasta de amendoim

Um deleite favorito de muitos cachorros. Não só é uma boa fonte de proteína, mas também contém gorduras saudáveis ​​para o coração, vitamina B, niacina e vitamina E.

Escolha manteiga de amendoim integral sem adição de sal e açúcar.

Muita gente tem medo de oferecer amendoim por achar que é um tipo de noz (algumas não são seguras para os cães), mas o amendoim é da família do feijão, é uma vagem e totalmente seguro, claro que sem exageros.

Eu gosto muito de adicioná-la à mistura para biscoito, porque além de todos os benefícios promove uma cremosidade a mais.

2. Frango cozido

Você pode adicionar frango cozido em sua tigela juntamente com sua refeição regular para adicionar sabor extra e proteína à dieta.

3. Queijo

O queijo é recomendado desde que eles não sejam intolerantes à lactose, uma doença em que uma pequena porcentagem de cães sofre.

Certifique-se de observar a reação do seu cão.

Opte por variedades com baixos níveis de gordura. O queijo cottage e a ricota são boas escolhas.

4. Cenouras

As cenouras são boas para os dentes, pele e visão do seu cão, são baixas em calorias e altas em fibras e beta-caroteno e vitamina A.

5. Iogurte

O iogurte contém alta densidade de cálcio e proteínas. Mas escolha apenas iogurte que não contenha adoçantes artificiais ou açúcares adicionados (iogurte integral).

Os iogurtes com bactérias ativas podem atuar como um probiótico e são bons para o sistema digestivo do seu cão.

6. Salmão

O salmão é uma boa fonte de ácido graxo ômega 3, responsável por manter o pelo do seu cão saudável e brilhante, bem como incrementar o seu sistema imunológico.

7. Abóbora

É uma boa fonte de fibra e beta-caroteno, vitamina A, abóbora pode ajudar a manter a saúde do trato gastrointestinal canino e também pode ajudar um cão com problemas digestivos.

8. Ovos

Cozinhar um ovo para o seu animal de estimação é uma excelente maneira de aumentar a quantidade de proteína em sua dieta.

Os ovos também são uma fonte de riboflavina e selênio que são fáceis de digerir e, portanto, um lanche saudável.

9. Feijão verde ou vagem (como conhecemos)

Eles são um ótimo lanche para cachorros, pois eles têm muita fibra e são baixos em calorias.

10. Maçãs

Elas ajudam a limpar o resíduo dos dentes dos cães, ajudando a refrescar a respiração. As maçãs também são uma boa fonte de fibra, bem como as vitaminas A e C. Certifique-se de remover as sementes e o núcleo antes de dar ao seu cão, pois podem causar sufocamento.

Mais artigos relacionados para você:

11. Aveia

A aveia é rica em fibras solúveis, o que pode ser especialmente benéfico para cães mais velhos com problemas de irregularidade intestinal.

Também é uma boa alternativa para cães alérgicos ao trigo. Você tem que cozinhar a aveia antes de servi-la ao seu cão.

Não adicione nenhum aditivo ou sabor açucarado.

Estes são apenas alguns exemplos de alimentos de consumo humano que beneficiam cães. Lembre-se de experimentá-los em pequenas quantidades.

Se o seu cão sofre qualquer tipo de reação, consulte um veterinário imediatamente.

Quando adicionar algum alimento novo observe uns dias para ver como o cão se comporta ou até quando a dieta é habitual não é incomum o desenvolvimento de Alergias Alimentares.

Leia esse artigo e tire suas dúvidas sobre como identificar, tratar e aliviar os sintomas de Alergia Alimentar em cães.

Antes de dar a seu cachorro um novo alimento, faça suas pesquisas para garantir que ele seja seguro.

Vídeos do Canal sobre Alimentos Seguros:

7 Vegetais Seguros para Cães

Inhame para Cachorro

5 Alimentos Seguros para cães

Frutas que cachorros podem comer

Alimentos Tóxicos

Alguns alimentos para consumo humano são tóxicos para cães, tais como: chocolate, cebolas, uvas, passas, massa com fermento, adoçantes artificiais, macadâmia, abacate, álcool ou café.

Consulte o seu veterinário se tiver alguma dúvida sobre o que é seguro e o que é prejudicial.

Para saber se o cão está se alimentando bem, basta controlar seu peso ou simplesmente observá-lo com cuidado.

Um cão saudável, filhote ou adulto, tende a comer em excesso. Se isso é bom para o filhote, que deve crescer rapidamente, não é indicado para o cão adulto que deve alimentar-se segundo suas necessidades reais e não segundo sua gula.

Continue a Leitura:

Cachorro pode comer fígado

Receita de Comida Caseira

Mitos da alimentação crua