Alimentos Natural Crua ou Cozida, qual a mais indicada?
Se você precisasse escolher entre qual a melhor alimentação natural para cachorro, crua ou cozida, saberia a resposta?
Há algum tempo sabe-se que a alimentação feita com ingredientes naturais são melhores do que a alimentação (ração) comercialmente processada, em qualidade, digestibilidade e biodisponibilidade.
O termo “CRU” é utilizado por alguns especialistas para designar o tipo de refeição (o alimento fresco ou bruto) acredita-se que não há uma abordagem certa ou errada para a nutrição do animal de estimação.
Cada cão é único, e as necessidades nutricionais de cães diferentes geralmente são melhor atendidas de diferentes maneiras, por isso não há uma resposta única para saber qual a melhor alimentação natural para cachorro crua ou cozida.
Então, a discussão em torno da controvérsia: qual a melhor alimentação natural para cachorro, crua ou cozida?
Na verdade, é uma distração desnecessária, a questão verdadeira a ser focada é:
“Alimentos Frescos versus Alimentos Processados”
As dietas totalmente naturais também são chamadas de DIETAS RAW ou DIETS BARF.
O tema comum dessas dietas é que eles utilizam ingredientes crus de “grau humano” (os alimentos são bons o suficiente para serem consumidos por qualquer pessoa).
Embora os conteúdos reais variem em alguns casos, dependendo das necessidades de saúde de um cão em particular, a qualidade dos produtos alimentares não muda.
Cozinhar para cães envolve ingredientes simples, nutritivos e preparação mínima.
Se você quer mesmo saber qual a melhor alimentação natural para cachorro, crua ou cozida? Precisa saber o que os especialistas dizem.
Qual a melhor alimentação natural para cachorro crua ou cozida segundo os especialistas?
Os defensores da comida crua afirmam que mesmo a leve cocção de alimentos frescos compromete os nutrientes.
Os da corrente contrária afirmam que a alimentação crua aumenta o risco de introdução de agentes patogênicos como salmonelas e E. coli.
Os especialistas mais confiáveis em alimentação para animais concordam que o sistema digestivo de um cão saudável está bem equipado para lidar com quantidades normais de bactérias, que podem estar presentes na carne crua.
De acordo com muitos desses mesmos especialistas, no entanto, o cozimento leve de refeições (suficiente para destruir qualquer patógeno) causa apenas danos mínimos até mesmo aos nutrientes mais sensíveis ao calor.
Portanto, não há motivos convincentes para escolher uma abordagem sobre a outra. Em vez disso, a decisão deve ser feita caso a caso.
A Regra De Ouro a ser Seguida
A regra que deve ser aplicada na questão de qual a melhor alimentação natural para cachorro, crua ou cozida, é a seguinte:
Quanto menor o processamento sofrido pelo alimento, melhor é a alimentação, pois se perdem menos nutrientes com o tempo e calor do cozimento.
Veja aqui dicas e receitas para ajudar na preparação da comida natural caseira para o seu cachorrinho.
Dito isto, há alguns cães com sistemas digestivos sensíveis que não aceitam alimentos crus muito bem e preferem alimentos cozidos.
E outros cães com sistemas imunológicos comprometidos (ou que vivem com pessoas com sistemas imunológicos comprometidos) para quem o risco de doença por agentes patogênicos é real.
E ainda outros cães que preferem as suas refeições cozidas, por qualquer motivo. Para esses cães, cozinhar levemente a comida é a melhor abordagem.
Falando um pouco do meu exemplo com alimentação natural
Meu cachorro tem muita resistência aos vegetais e grãos, então, nem toca, daí eu costumo testar preparações em forma de petisco.
Como você pode conferir nessa receita de biscoito de inhame que eu mesma criei, e valeu a pena porque a partir dessa descoberta de sabor ele passou a comer o inhame, junto com carne moída cozida.
Em outro momento fiz outra experiência que deu super certo, por isso eu compartilhei em um post a receita de biscoito natural de banana, cenoura e pasta de amendoim.
Com relação aos ossos: eu ofereço a ele pescoço de frango cru cortado em porções menores.
Porque observei que tem dificuldade de desfazer os ossos inteiros, mas os de costela de frango come mais fácil e os ossos de costela de boi é pra roer e enterrar, talvez porque sejam mais duros e maiores..
O arroz, quando come é cozido e amassado em um bolo de carne, só pra citar alguns exemplos.
E a Ração Ficou para Trás nas Pesquisas…
Pesquisas utilizando os dois grupos (cru x cozida) mostraram melhorias mensuráveis na saúde do cão em comparação à ração comercial, e nenhum grupo relatou problemas de saúde resultantes da sua escolha.
Portanto, ao fazer uma escolha: qual a melhor alimentação natural para cachorro, crua ou cozida, não fique muito concentrado no assunto.
Se você se sentir mais confortável, cozinhe levemente as refeições do seu animal de estimação, vá em frente.
O importante é alimentar com comida fresca, seja crua ou cozida, e tentar minimizar o uso de comida processada, seja ração ou petiscos.
As dietas de alimentos crus, para cães geralmente incluem uma combinação de carne não cozida de animais, peixes ou aves comumente usadas para alimentação.
Na alimentação comercial seca destinada ao consumo dos pets, as dietas são geralmente feitas com ingredientes que não são recomendados para humanos.
O que significa que eles podem incluir carcaças rejeitadas ou animais mortos por doença ou atropelamento, por exemplo.
Os ingredientes desses preparos geralmente incluem carne (músculo), órgãos internos, partes do corpo e ossos misturados.
O cozimento é danoso para a comida?
Para as pessoas que não são capazes de alimentar seus cães com uma dieta de alimentos crus, mas querem evitar a ração e a comida enlatada, cozinhar é uma alternativa.
Há um mito em que eu costumava acreditar, que cozinhar mata todos os nutrientes da comida, o que torna a comida cozida inútil para os cães.
Se o cozimento destruísse todos os nutrientes, nós, humanos, não estaríamos aqui, não é mesmo?
O que precisamos saber é o quanto o cozimento altera os alimentos que alimentamos aos nossos cães.
Essa questão foi respondida neste artigo.
O cozimento pode aumentar algum nutriente específico ou diminuir outro.
Para finalizar esta questão de qual a melhor alimentação natural para cachorro, crua ou cozida? Seguem algumas razões pelas quais se escolhe o cozido ao invés do cru:
- A Alimentação crua é muito cara na sua região;
- A alimentação crua ocuparia um espaço adicional no congelador que não tem;
- Alguém em casa tem um problema de saúde que impede a alimentação crua como uma opção de dieta para o seu cão;
- Meu cachorro prefere comida cozida ao invés de crua;
- A alimentação crua foi testada, mas o cachorro não se deu bem com uma dieta crua;
Seja qual for a situação não se deve forçar um cão a ingerir uma dieta crua de uma hora para outra sem que ele esteja pronto.
Lições valiosas sobre Alimentação Natural para Cães
Quando for preparar a comida natural para o seu cachorro é aconselhável não improvisar, siga a receita em detalhes.
Alterar a receita pode ter efeitos não intencionais, por exemplo, cozinhar frango com ou sem pele altera o perfil de nutrientes da receita. Você pode adicionar ou retirar calorias sem se dar conta.
Não troque os ingredientes, alguns ingredientes parecem semelhantes, mas não fornecem os mesmos nutrientes.
Por exemplo, o óleo de milho e canola fornecem certos ácidos gordurosos essenciais que o azeite e o óleo de coco não possuem.
Essas questões podem parecer tolices, você pode pensar: um ou dois dias não vai fazer diferença, mas semanas ou meses com carência ou excesso de determinados nutrientes vão fazer seu cão adoecer.
Conclusão
Quanto a saber qual a melhor alimentação natural para cachorro crua ou cozida nós temos apensas uma certeza, você vai se instruir e vai aprender muita coisa.
No entanto, na hora de pôr em prática é o seu cachorro que vai decidir e você precisa ter paciência para observar e testar preparações e formas de introduzir determinados alimentos.
Principalmente quando o cachorro foi alimentado muitos anos com ração, pode ter uma adaptação mais lenta, mas nem por isso desista. Você verá logo o prazer dele em comer alimento de verdade.
Continue a Leitura:
Alimentação Crua é segura para cães?