Cachorro não quer comer – E agora? O que fazer?

Cachorro não quer comer? Entenda a perda de apetite

Perda de apetite “anorexia” em cães é um sintoma que pode ser indicativo de uma variedade de possíveis problemas subjacentes.

A causa subjacente pode variar de um estresse menor a uma doença com risco de vida.

Um animal de estimação que escolhe comer pouca ou nenhuma comida como resultado de uma dor de estômago ou tensão pode começar a comer novamente dentro de 24 horas.

Recusar-se a comer mais de duas refeições é incomum para a maioria dos cães. Se você notar uma mudança nos hábitos alimentares do seu cão, agende uma consulta com um veterinário imediatamente.

É de extrema importância responder imediatamente a uma recusa em comer em cães que são caçadores habituais.

Sintomas de um cachorro que não quer comer

O cachorro não deixa de comer de uma hora para outra, observe os seguintes sintomas: 

Comer menos comida que o normal;

Recusar a comer comida e guloseimas;

Falta de interesse em comida;

Tentar comer, mas não conseguir;

Perda de peso,

Fraqueza / Letargia e Vômito

Classificação da perda de apetite

Pseudo-anorexia – O cachorro quer comer, mas não pode devido a um problema físico.

Anorexia verdadeira – O cachorrinho não tem vontade de comer.

O meu cachorro não quer comer, quais são as Causas?  

Uma variedade de problemas pode causar perda de apetite em cães:

a. Causas psicológicas da anorexia:

Depressão,

Estresse,

Comida indesejável,

Mudança de ambiente,

Mudança alimentar,

Mudança na rotina diária.

b. Causas Físicas da Anorexia:

Medicação,

Infecção (bacteriana, viral, parasitária),

Câncer,

Dor,

Exposição a toxinas,

Problemas dentários,

Doença cardiovascular,

Doença gastrointestinal,

Distúrbio endócrino,

Doença auto-imune,

Doença respiratória,

Doença neurológica,

Diagnóstico de perda de apetite em cães

É importante observar se ocorreram mudanças ambientais ou dietéticas que possam estar causando a perda de apetite em seu animal de estimação.

Possíveis causas incluem: mudança de ambiente, para uma casa nova por exemplo, a presença de convidados em casa, a saída de um membro da família por um período de tempo, a chegada de um novo animal de estimação, ruídos altos (fogos de artifício, tiros ou trovões) ou mudanças na dieta.

Se o seu animal de estimação está demonstrando perda de apetite, você pode querer experimentar uma dieta leve (peito de frango cozido e arroz branco) e ver se o apetite retorna.

Se você mudou de dieta recentemente, tente voltar à antiga dieta ou adicione um pouco de caldo de galinha com baixo teor de sódio ou caldo de legumes para estimular o apetite.

Monitore seu animal de estimação por 24 horas e se a falta de apetite continuar ou se você perceber que o animal não está tendo evacuações ou está com diarreia e / ou vômito, visite o veterinário para um exame.

Ajude o seu cão oferecendo alimentação saborosa, simples e fácil! Conheça o método super prático que tem ajudado muitas pessoas

O veterinário geralmente conduzirá uma história médica completa em seu cão, incluindo quaisquer mudanças na dieta, ambiente ou rotina. 

Ajudará se você tiver observado os hábitos alimentares de seu cão e identificar quaisquer problemas que possa ter recebido, mastigando ou engolindo alimentos.

O veterinário irá então realizar vários exames, incluindo:

  • Exames oftalmológicos, dentais, nasais, faciais e cervicais

  • Exame de vermes de coração

  • Exame de retrovírus

  • Exame de sangue

  • Exame de urina

  • Raios-X do abdômen e peito

  • Endoscopia e amostras de tecidos e células

Tratamento da perda de apetite em cães

Invariavelmente seu cachorro pode não querer comer porque não gosta da comida, assista ao vídeo para conferir, se esse é o caso: 

Depois de identificar e corrigir (ou tratar) a causa subjacente da anorexia, o veterinário irá estabelecer uma dieta saudável e equilibrada para o seu cão.

Isto inclui o aumento do teor de gordura ou proteína dos alimentos, melhorando o sabor da dieta, adicionando coberturas e caldos com sabor e, ocasionalmente, aquecendo os alimentos à temperatura do corpo.

A alimentação intravenosa (IV) pode ser necessária se o cão estiver gravemente anoréxico, especialmente se não tiver comido por três a cinco dias ou mais.

Além disso, se a anorexia for devida à dor, seu veterinário poderá receitar medicamentos para a dor para o seu cão.

Cuidados de suporte

Seringa de alimentação ou um tubo de alimentação pode ser necessária para animais de estimação que não tenham comido em 2-3 dias.

O trato gastrointestinal é frequentemente sensível após períodos de não-ingestão e as instruções dietéticas do seu veterinário abordarão isso.

Deixe seu veterinário saber se o apetite não melhora consideravelmente dentro de 1-2 dias após a liberação e monitorar cuidadosamente os movimentos intestinais e o comportamento.

A recuperação da anorexia depende da capacidade de detectar e tratar rapidamente a causa subjacente.

O prognóstico normalmente é bom com a detecção precoce e os animais de estimação podem recuperar o apetite em um dia ou dois após a causa subjacente ser tratada.

Vivendo e gerenciando

Anorexia é uma condição séria que requer que você monitore e observe seu cão com muito cuidado. É importante que você notifique o veterinário sobre qualquer progresso (ou falta dele).

Se o seu cão não começar a comer sozinho depois de um dia ou dois, você precisará retornar ao veterinário para mais opções de tratamento. 

Comentários