Neste artigo vou compartilhar sobre a importância de saber escolher a ração hipoalergênica para cães, com base nos ingredientes da fórmula, o que caracteriza a ração como hipoalergênica, qual cachorro precisa deste tipo de ração.
E também vou dar uma breve explicação sobre o que é proteína hidrolisada presente em muitos tipos de ração hipoalergênica para cães. E ao final algumas sugestões de rações bem avaliadas e recomendadas por veterinários.
Antes de sair às compras saiba que escolher a ração certa vai muito além de opções de marca ou de simplesmente buscar pelo título: Ração Hipoalergênica.
Mas, afinal, quem precisa de uma Ração Hipoalergênica?
Para responder a esta pergunta precisamos voltar um pouco, na causa, a alergia alimentar. A alergia alimentar será o foco que veremos neste artigo com mais detalhes.
Organismo do Cão Saudável e do Cão Alérgico
O trato gastrointestinal de um cachorro saudável permite que os nutrientes entrem e sejam absorvidos adequadamente enquanto combate os microrganismos, bactérias, vírus e qualquer outra coisa que seja reconhecida pelo organismo como antígenos potencialmente prejudiciais.
No entanto, o trato gastrointestinal de um cachorro com alergia alimentar funciona de uma forma confusa.
Ele pode identificar as proteínas alimentares benignas como um risco potencial a saúde e aí começa o desenvolvimento de uma resposta imune contra essas proteínas.
As respostas imunes podem se tornar cada vez mais graves, então esses cães com alergia alimentar acabam desenvolvendo alguns sintomas como:
- Coceira que podem afetar o corpo inteiro, as pernas, as patas, as orelhas e o rosto
- Perda de pelo
- Lesões de pele
- Infecções recorrentes de pele ou de ouvido
- Vômito e diarreia
- Flatulência em excesso
O mais comum são os sintomas de alergia alimentar começarem enquanto os cães ainda são jovens com menos de um ano de idade e também logo após o início de uma nova ração ou após anos comendo a mesma dieta.
Ração Hipoalergênica como um Tratamento para Alergia Alimentar
O oferecimento deste tipo de dieta pode ser temporário até que os sintomas sejam aliviados ou se tornar a alimentação de escolha por um longo período.
A ração hipoalergênica é o tratamento recomendado para que o cachorro seja tratado da alergia alimentar e não desenvolva mais os sintomas é uma ração para cães alérgicos aos ingredientes normais, ou clássicos presentes nas fórmulas padrão.
Os ingredientes encontrados na maioria das rações padrão são: milho, trigo, soja, arroz, farinha de vísceras, farinha de carne de frango, farinha de carne bovina ou farinha de carne de peru.
Como você pode perceber a ração hipoalergênica de escolha vai ser baseada na alimentação básica do seu cachorro, na ração ou dieta de costume.
Comparação de Rótulos: Atenção à Composição das Fórmulas
A escolha é individual, muitas vezes a ração que vai muito bem para um cachorro não será uma boa escolha para o seu, porque é necessário comparar e conhecer a composição das fórmulas de rações hipoalergênicas.
Então observe e anote quais são os ingredientes que compõem a ração que você oferece para o seu cachorro.
Se ele desenvolveu alergia alimentar e você ainda não identificou o ingrediente específico a ração hipoalergênica escolhida será aquela com ingredientes totalmente diferentes da sua lista padrão (aquela que você anotou).
Por isso, muitas vezes a ração hipoalergênica tem uma lista de composição muito diferente da que estamos acostumados a ver na maioria, porque tem que ser assim mesmo.
Ela tem ingredientes que você não encontra em uma fórmula mais comum. Uma coisa precisa ficar muito clara, não existe uma lista definitiva ou exclusiva ou certa de ingredientes que você pode ou não incluir nesse tipo de comida para cães.
O certo é que elas não contém conservantes, produtos químicos ou corantes artificiais. Esse é o básico da ração hipoalergênica para cães.
Se seu cachorro se enquadra nesse diagnóstico de alergia alimentar provavelmente o seu veterinário já falou sobre a dieta de eliminação, é um período de teste alimentar que pode ser de 2 a 3 meses mais ou menos.
Durante esse período os cães devem comer apenas uma ração de proteína hidrolisada ou uma dieta ou ração feita de uma única fonte de proteína, o que chamamos de uma proteína nova.
A proteína nova é aquela que o cachorro nunca ingeriu na vida. O que parece bem difícil é encontrar uma ração completamente livre de frango, ele está presente de alguma forma nas composições.
Com base nisso a proteína hidrolisada se torna um ingrediente muito importante na ração hipoalergênica.
O que é Proteína Hidrolisada?
A hidrólise em termos bem básicos é uma reação química que quebra as proteínas em pedaços tão pequenos que o sistema imunológico do seu cachorro não reconhece mais elas.
Então, a resposta imune, ou processo alérgico que desencadeia aqueles sintomas acaba não acontecendo.
A proteína hidrolisada tem como objetivo eliminar o risco de alergias e intolerâncias ela usa proteínas únicas que não são reconhecidas pelos anticorpos do seu cachorro como sendo antígeno.
Por isso, os veterinários aconselham que as dietas de eliminação contenham uma proteína nova que significa apenas um tipo diferente de carne e que não é encontrada em nenhum alimento, que seu cachorro já tenha consumido anteriormente.
Por exemplo: veado, javali, cordeiro, peixe
Importante frisar aqui também, que no período que durar a dieta de eliminação os donos devem resistir à vontade de dar guloseimas e petiscos e outros alimentos aos cães para não desencadear novas alergias.
As rações que tem como fonte de proteína o peixe, tem sido muito recomendados para cães com coceira e com irritação de pele provocados por alergia.
Ração Hipoalergênica é sinônimo de Ração Sem Grãos?
Essa associação acontece porque os grãos são uma causa comum de alergias e intolerâncias em cães, por isso que existem poucos alimentos hipoalergênicos que contém grandes proporções de grãos.
O critério de escolha será baseado na composição, as fórmulas comuns contém milho, soja, arroz, enfim, grãos.
Sempre compare os ingredientes da dieta de costume e a nova dieta.
A alimentação natural pode aliviar os sintomas, mas também não é mágica, os cães podem desenvolver alergias, o que acontece com uma dieta natural é que podemos controlar a composição, tirando e trocando os alimentos e preparos.
Quais são as rações hipoalergênicas de mais sucesso, que são bem avaliadas?
Se você for cliente da Amazon Prime pode desfrutar de ofertas exclusivas, frete grátis nas suas compras e mais benefícios.
Opções de Rações com Proteína Hidrolisada
As rações com esta opção de proteína tem maior digestibilidade. As rações especiais devem ser prescritas ou indicadas por um veterinário.
- Contém Proteína hidrolisada de soja
- Ração Super Premium Terapêutica indicada para cães de pequeno porte com alergia alimentar ou sensibilidade
- Foi desenvolvida para atenuar as alergias alimentares e barreiras cutâneas
- Contém Transgênicos
- Para raças mini e pequenas
- Contém proteína hidrolisada de frango
- Cuida da pele por ter índice elevado de ômega 3, 6 e zinco
- Fonte exclusiva de carboidrato (farinha de mandioca)
- Contém proteína hidrolisada de frango
- Fonte exclusiva de carboidrato (farinha de mandioca)
- Para cães adultos de médio e grande porte
- Maior suporte à saúde da pele
Opções de Ração com Proteína Nova ou Incomum
- Combinação de ingredientes de alta digestibilidade
- Para cães de médio e grande porte
- Com farinha de carne e ossos de ovino
- Indicado também para cães com intolerância ao glúten
- Contém farinha de peixe e arroz
- Elevada digestibilidade e menor potencial alergênico
- Cães adultos raças médias e grandes
- Mini Bits
- Pele mais saudável
- Fórmula livre de transgênicos
- Para raças mini
- Com farinha de peixe
- Baixo índice glicêmico
- Livre de Transgênicos
- Para cães de médio e grande porte
- Alta digestibilidade
- Com farinha de peixe e arroz integral
Opções de Rações Úmidas para cães Hipoalergênicos
- Para raças de todos os tamanhos
- Ração úmida
- Alimento sob orientação profissional
- Com proteína hidrolisada de soja
- Ração coadjuvante, não substitui o tratamento convencional
- Livre de transgênicos
- Para raças de todos os tamanhos
- Alimento coadjuvante úmido formulado para reduzir os sintomas dermatológicos
- carne de truta, sardinha integral, proteína hidrolisada de peixe
Todas estas rações são terapêuticas e devem ser prescritas por um veterinário após a confirmação de uma alergia alimentar ou intolerância.
A forma úmida deve ser adicionada à alimentação com cautela pois pode incrementar o teor proteico da alimentação, use com indicação profissional para não desencadear outros problemas.
Se você quiser fazer compras através dos meus links clicando nas imagens, você não paga nada a mais por isso e eu recebo uma pequena comissão.
Fique muito à vontade e muito obrigada pela visita!
Cristina
Continue consumindo mais conteúdos:
Sopa para Cachorro
Cachorro com Pancreatite
Alimentação Natural comece por aqui
Dicas de alimentação para Shi Tzu
Dicas de alimentação para Pinscher