Nutrição dos Cães Mais Velhos e Cuidados

Cão Idoso e suas Particularidades

O meu cachorro quando chegou na minha vida não era filhote, mas nós pensávamos que ele fosse de tanta vitalidade que esbanjava.

Ele é uma mistura de raças não identificada fora abandonado na rua e nós o acolhemos, eu nunca tive um cão como ele tão grato, doce, feliz e cheio de energia.

Há pouco tempo começaram a aparecer os sinais da idade, o que me deixou impressionada, porque ele tá longe do cansaço, do efeito dos anos.

Mas eu sei que essa não é a regra, por isso resolvi escrever este artigo para me lembrar que ele é idoso e requer cuidados diferenciados para a sua nova fase.

A energia que ele possui não é o parâmetro correto de avaliação, preciso levar em consideração outras características: dentição, articulações, visão, olfato, etc..

Problemas de saúde comuns no cão idoso

Entre os problemas mais comuns que podem surgir com a idade são artrite, câncer, disfunção cognitiva, doença dentária, perda de visão, perda auditiva, doenças cardíacas, hipotireoidismo e doenças renais.

Artrite

Esta doença articular dolorosa e degenerativa afeta a maioria dos cães em algum momento de seus últimos anos.

As raças de maior risco são: Golden Retrievers, Labradores, Pastores Alemães, Terra Nova e São Bernardo, mas cães de qualquer tamanho podem desenvolver articulações doloridas.

Sinais de artrite: dificuldade em subir ou descer escadas, não estiver mais disposto a pular ou subir e descer do carro, ou se ele parecer rígido depois de se levantar.

Disfunção cognitiva

Também conhecida como senilidade, é uma alteração degenerativa do cérebro que faz com que o cão se torne ansioso, esquecido ou confuso.

Sinais: ele vagueia sem rumo, bate nos móveis, ou dorme mais. Ele pode não te encontrar na porta quando você chegar em casa do trabalho como ele costumava fazer.

Doença Dentária

Observe se o seu cachorro está com dificuldades para mastigar, pegando sua comida e depois a soltando.

Há uma boa chance de ele ter uma doença periodontal dolorosa, um problema comum em cães idosos.

A placa bacteriana e o tártaro podem se acumular com o passar dos anos, especialmente se os dentes não forem escovados ou lavados profissionalmente regularmente.

Agende uma limpeza completa e, em seguida, acompanhe-a escovando os dentes do seu cão todos os dias para mantê-los limpos.

A saúde bucal é uma parte importante para manter o seu cão com boa saúde geral.

Visão 

Você pode começar a notar que seu cão está mais hesitante quando ele se movimenta, especialmente no escuro. Isso geralmente é um sinal de perda de visão.

Catarata, olho seco e esclerose nuclear estão entre as condições do olho que podem afetar os cães mais velhos.

Procure por sinais, como uma nebulosidade branca na pupila (catarata), uma névoa azulada na pupila (esclerose nuclear) ou vermelhidão generalizada, olhos sempre lacrimejantes e infecções oculares frequentes (sinais que podem indicar olho seco ou uma variedade de outras condições).

Perda de audição

Você não pode comprar aparelhos auditivos para seu cão surdo, mas você ainda pode se comunicar com ele, gestos de mãos, bater o pé para que ele sinta as vibrações e saiba que você está por perto.

Para alertá-lo sobre a hora da comida vá até ele e o mostre, é carinhoso e importante para ele.

Doença cardíaca

O coração de um cão velho está ativo, disposto, mas não como antes. Fale com seu veterinário se o seu cão parece se cansar mais rapidamente do que o normal, mesmo com exercícios leves.

Outros sinais que são motivo de preocupação incluem tosse, especialmente durante a noite e dificuldade para respirar.

Problemas respiratórios graves (especialmente se você notar uma aparência azulada nas gengivas ou na língua) exigem uma viagem de emergência ao veterinário.

Dependendo do problema, seu veterinário pode prescrever medicamentos ou uma dieta especial para ajudar a controlar a condição.

Leia mais sobre cardiopatia:

Nutrição dos cães com cardiopatia

Identifique os sinais 

Hipotireoidismo

À medida que os cães envelhecem, seus níveis de hormônio tireoidiano podem diminuir, levando a uma condição chamada hipotireoidismo.

Sinais que você pode notar incluem problemas de pele e pelo, ganho de peso sem nenhuma boa razão, perda de energia e embotamento mental.

Para diagnosticar o hipotireoidismo, seu veterinário realizará exames de sangue para medir os níveis de hormônios da tireoide no corpo.

Doença Renal

A insuficiência renal é um problema comum que os veterinários veem nos cães mais velhos.

A função renal pode ser até 75% destruída pelo tempo em que os sinais se tornam óbvios, por isso é uma boa ideia programar um exame geriátrico regular, começando no início dos anos dourados do seu cão.

O exame de sangue e um exame de urina podem ajudar seu veterinário a detectar sinais de que a função renal está se deteriorando.

Prevenir é pensar no longo prazo, por isso uma das melhores maneiras de evitar doenças ou limitar seus efeitos é manter seu cão com um peso saudável durante toda a vida, o peso é um reflexo do bem estar geral.

Em um estudo, a manutenção de uma condição corporal magra acrescentou até dois anos a vida útil de um cão.

Leia Mais sobre Insuficiência Renal e como melhorar a qualidade de vida.

Outros mudanças que afetam a nutrição dos cães mais velhos e cuidados são:

  • redução do paladar,

  • redução do olfato, das secreções salivares e gastrintestinais (enzimáticas),

  • problemas bucais que podem prejudicar a mastigação do alimento

A nutrição de cães mais velhos e cuidados requer cuidados redobrados, por isso não introduza um novo alimento sem antes se certificar de que este é adequado para o seu cão.

Além disso sempre cheque o peso se está adequado, não deixe que seu cão ganhe peso extra, este afeta diretamente as articulações. 

Somados a cuidados com a higiene pessoal e o ambiente, assim você pode ter um cão saudável e livre de infecções em qualquer idade.

A nutrição de cães senis saudáveis deve ser de fácil digestão e com proteínas de alta qualidade para manter sua massa muscular.

Pois estes apresentam uma queda na taxa metabólica e redução de necessidades energéticas.

Deve-se ofertar aos cães, uma nutrição específica para cada fase de sua vida, com o intuito de suprir as necessidades momentâneas, aumentando assim a sua expectativa de vida.

Idade em que o cão é considerado idoso:

– Raças grandes envelhecem mais rápido do que as menores. Cães maiores são considerados mais velhos por volta dos seis anos, e cães menores envelhecem por volta dos oito ou nove anos;

– Cães acima do peso tem longevidade menor do que cães com o peso adequado;

Quais problemas de saúde podem afetar a dieta de um cão idoso?

Cães mais velhos com condições específicas como diabetes, insuficiência renal ou doença hepática, requerem dietas especiais para auxiliar no tratamento de suas condições.

Alimentos com baixo teor de gordura e fibras são os melhores para cães diabéticos.

Alguns cães idosos também têm problemas com a constipação, portanto, uma dieta rica em fibras irá ajudá-los a regular o intestino.

Cuidados com a Perda do Apetite

É comum que os cães mais velhos tenham apetite reduzido, ou por problemas gastrointestinais que causam náuseas ou devido a neoplasias.

Se um cão não está comendo como de costume, certifique-se de que seu veterinário exclua quaisquer problemas de saúde subjacentes, como doenças dentárias, diabetes, doença renal ou câncer.

Ou se os cães perdem o interesse em alimentos secos, adicionar água morna, caldo de galinha ou uma pequena quantidade de comida enlatada pode torná-lo mais atraente.

Cuidados Ambientais com os cães mais velhos

Mudanças de Temperatura:

Os cães mais velhos são tipicamente mais sensíveis a mudanças extremas de temperatura por causa de mudanças em seu metabolismo, isso precisa ser levado em conta certificando de que eles estejam protegidos das mudanças bruscas de temperatura.

Eles não aguentam ficar presos no quintal em um dia quente, por exemplo, eles podem desidratar facilmente.

Exercícios:

Devem ser moderados para cães mais velhos, porque a função cardíaca e pulmonar se deterioram com o tempo.

Leia Mais:

Comida Natural para Cachorro

Comida Natural para Cães

Receitas para Cachorro

Receita de Biscoito Natural de Inhame

Diabetes Canina

Como Fazer Biscoitos Naturais

Comentários