Saiba como dar banho em cachorro evitando traumas e erros
Para a maioria de nós tomar banho é geralmente uma experiência relaxante.
Para que você saiba como dar banho em cachorro é preciso entender, que o banho para o seu peludo pode ser tudo menos relaxante.
Entre a água, o barulho, o confinamento, a lavagem e a espuma, não é de admirar que seu cachorro corra na outra direção da banheira.
O banho é uma questão de higiene e é necessário, ainda que ele não goste.
Mantém o pelo do seu animal saudável, reduz as alergias, diminui as chances de infecção e a propagação de sujeira e germes por toda a sua casa.
Embora seu cão nunca possa pular de bom grado sob a torneira. Quando você aprende como dar banho em cachorro corretamente a hora do banho será o mais positiva, fácil e rápida possível.
Como dar banho em cachorro: evite esses 7 erros e tenha um cachorro mais calmo
1. Temperatura da água errada
A temperatura ideal para dar banho em cachorro é a morna. A água que está muito fria ou muito quente pode ser desconfortável ou mesmo dolorosa para o seu cachorro, o que a longo prazo criará um estímulo negativo para o animal.
Mesmo se você já tinha o costume de dar banho no cachorro com água gelada ou quente, mude imediatamente, veja como dar banho no cachorro corretamente com essas dicas!
Então, como você sabe que está a temperatura certa?
Experimente a temperatura no antebraço primeiro, como faria se estivesse dando banho em bebê.
A área da pele é mais sensível à temperatura do que as mãos.
2. Ducha de mão
A maneira mais fácil de dar banho no cachorro é com um chuveiro de mão ou um bico de torneira em uma banheira ou pia (se você tiver um, não há necessidade de encher a banheira ou afundar com água quando você banhar seu animal de estimação).
O som da água corrente alta combinada com a pressão da água pode assustar e perturbar o seu animal de estimação.
Em vez de borrifar o jato de água diretamente no pelo dele, tente manter o animal calmo, deixando a água bater nas costas da mão primeiro, enquanto você move o bico pelo corpo do animal.
Seu cão sentirá seu toque reconfortante em oposição ao bater da água.
3. Seleção errada de shampoo
Não use automaticamente o seu próprio shampoo, mesmo que seja neutro ou natural ou um shampoo suave para bebês.
“A pele de um animal de estimação tem um equilíbrio de pH diferente do que os humanos”. Robles
O nosso shampoo tende a deixá-lo mais ressecado. O seu veterinário pode ajudá-lo com as recomendações do produto.
Geralmente você deve procurar por marcas formuladas especificamente para cães ou gatos e seguir as instruções para lavar o pelo no rótulo.
Shampoos à base de aveia são uma opção suave. Shampoos medicamentosos são uma parte essencial do tratamento de muitas condições da pele.
Se o seu animal de estimação tiver uma pele sensível, teste primeiro o shampoo em um adesivo na parte de trás da perna e depois procure sinais de irritação alguns dias antes do banho.
4. Má aplicação de sabão
Você pode aplicar sabão no pelo do seu animal de estimação e deixá-lo “absorver” por alguns minutos, mas não removerá toda a sujeira e óleo dessa maneira.
Você precisa agitar o xampu para prender a sujeira e lavá-la.
Massageie ativamente o sabão no pelo do seu cão com as mãos e os dedos por quatro minutos.
Comece com as pernas do seu animal de estimação e vá até o rosto dele (a área mais sensível).
Limpe o rosto com uma bola de algodão ou pano e tenha cuidado para evitar os olhos.
Lave a parte externa das orelhas com um pouco de shampoo nos dedos, um pano ou uma bola de algodão.
Incline a cabeça do seu animal de estimação para baixo antes de enxaguar (por exemplo, se você estiver lavando a orelha esquerda, incline o lado esquerdo da cabeça para baixo) para impedir que a água entre no canal auditivo e evitar infecções de ouvido.
Preste atenção extra às patas do seu animal de estimação também, pois essas áreas podem suar e prender o odor.
Depois, lave o shampoo com o bico do chuveiro, invertendo a ordem em que você lavou o cabelo. Comece com a cabeça do seu animal de estimação desta vez e depois desça até as pernas dele.
Dessa forma, se algum sabão entrar nos olhos do seu animal de estimação, ele será lavado primeiro.
Certifique-se de que a água fique sem espuma antes de terminar.
5. Técnica de escovação ruim
Você deve escovar seu cão ou gato antes e depois do banho, faça da escovação um hábito, se ao menos for 3 vezes por semana você perceberá mais facilidade em como dar banho no cachorro.
Escovar pode ser doloroso e desconfortável se houver manchas ou nós no pelo do seu animal de estimação.
Se o seu cão ou gato tiver pelos emaranhados, leve-o primeiro a uma tosa profissional, depois inicie uma rotina regular de escovação.
Isso não apenas manterá o pelo do seu animal de estimação mais brilhante e sem emaranhados, mas também o manterá mais limpo entre os banhos.
Para raças como Labradores e Pastores Alemães, você pode escovar seu animal de estimação enquanto ele é lavado com shampoo para ajudar a remover parte do excesso de pelo.
No entanto, para todas as outras raças, verifique se o animal está o mais seco possível depois do banho e antes de escovar.
Se o pelo estiver muito encharcado com água, você não conseguirá penteá-lo adequadamente. Aguarde até o dia seguinte para escovar.
Uma escova mais lisa e / ou um pente de dentes longos funcionam melhor para a maioria das raças.
6. Técnica de secagem apressada
Certifique-se de ter toalhas prontas antes de entrar no banho, evite a situação de ter um animal de estimação molhado e correndo pela casa.
Se você possui um cachorro, forre toalhas no chão e deixe uma pronta para pegá-lo no final do processo ou se ele escapulir durante o banho.
Depois de um banho, muitos pais deixam seu cão livre para secarem naturalmente.
Esse procedimento não é o adequado ainda mais se os pelos são longos e finos. A recomendação é tentar deixar o pelo o mais seco possível.
Use uma toalha para apertar suavemente o pelo e retire o máximo de água possível.
No final, seu animal de estimação deve estar úmido, mas não molhado.
Um secador de cabelos ou qualquer outro tipo de ferramenta de secagem profissional, é bem-vinda, se seu animal não tiver pavor por essas ferramentas (como no meu caso).
Regule adequadamente a temperatura do fluxo de ar, para diminuir os riscos de irritação e queimadura na pele do seu animal de estimação.
Além disso, a maioria dos animais tem medo do barulho, o que pode prejudicar o final de uma experiência positiva na hora do banho.
7. Tomar banho com muita frequência
Cães e gatos se cuidam naturalmente, então você provavelmente não precisa banhar seu animal de estimação mais de uma vez por mês.
Muitos banhos podem realmente remover os óleos naturais do pelo do seu animal de estimação e causar irritação na pele. A hidratação é uma barreira protetora.
Converse com seu veterinário para determinar o melhor horário de higiene e o melhor tipo de shampoo para a raça e o nível de atividade do seu animal.
Mais Cuidados Caninos: