Para saber como alimentar cachorro que não quer comer, o primeiro passo é verificar se ele está bem de saúde.
Não é considerado anormal o cachorro pular refeições as vezes. O meu cachorro algumas vezes come pouco no almoço e se alimenta normalmente no jantar.
Eu considero normal, ele apenas está comendo menos.
Por isso, é importante fazer esta avaliação. No entanto, alguns problemas de saúde, como a doença de estômago ou infecção, podem afetar o apetite do cachorro. Se você suspeitar que o seu cachorro está doente, é importante levá-lo ao veterinário o mais rápido possível.
Saiba como alimentar cachorro que não quer comer com estas dicas:
- Acertar ou rever os horários das refeições. Cães geralmente têm uma rotina de alimentação, então tente manter os horários regulares para estimular o apetite.
- Trocar de ração. Alguns cães podem ficar entediados com a mesma ração todos os dias. Experimente alternar entre diferentes marcas ou tipos de ração.
- Ofereça refeições menores e mais frequentes. Se o seu cão não estiver comendo uma refeição inteira de uma vez, tente oferecer porções menores e mais frequentes ao longo do dia. Isso pode ajudar a aumentar o apetite do seu cão.
- Adicione um pouco de água, caldo de frango ou de carne à ração e aqueça um pouco. Um pouco de aroma, sabor e maciez, muitas vezes já serão suficientes para fazer um cachorro comer.
- Ofereça lanches saudáveis, frutas, para garantir uma boa oferta de nutrientes.
Antes de tudo é importante entender por que os cachorros param de comer.
Razões pelas quais um cachorro pode parar de comer:
1. Doenças, além das citadas anteriormente, e câncer, doença renal, pancreatite. Porque a nova dieta pode não ser apetitosa. E problemas dentários, que dificultam a mastigação.
2. Mudanças na rotina, como período de férias, mudança de domicílio, ausência de algum membro da família ou de outro animal de estimação. Se o seu cachorro estiver acostumado a uma rotina de alimentação específica e essa rotina for alterada de alguma forma, ele pode se sentir desconfortável e perder o apetite.
3. Idade avançada: Alguns cães mais velhos podem ter dificuldade para mastigar ou engolir a comida, o que pode levar a uma perda de apetite.
4. Mudanças na dieta: troca de ração, ou troca do tipo de alimentação. Quando filhote, por exemplo, se foi recém desmamado, levará algum tempo para se adaptar à nova alimentação.
No entanto, se o seu cão continuar sem comer por um período prolongado, é importante verificar com o veterinário para garantir que ele está se alimentando adequadamente.
5. Estresse ou ansiedade: Alguns cães podem perder o apetite devido ao estresse ou ansiedade. Se você suspeitar que o seu cão está passando por algum tipo de estresse, é importante tentar identificar a causa e tratá-la de maneira adequada.
Ainda assim pode ser que você ainda tenha dúvidas específicas sobre a ração, muitas vezes a alimentação natural é aceita mais facilmente, mas a ração pode ser rejeitada com frequência.
Então, por que os cães param de comer ração?
– Tédio alimentar: Alguns cães podem ficar entediados com a mesma ração todos os dias e, como resultado, perder o apetite. Experimente alternar entre diferentes marcas ou tipos de ração para ver se isso ajuda a aumentar o interesse do seu cão por comida.
– Ração em livre demanda, além de não ser recomendada a exposição pode atrair insetos e outros animais. Então, evite a oferta permanente. O sabor, o aroma, e a textura alteradas não são atraentes, os cachorros podem recusar.
– Ração com cheiro forte, ou mofada, ou qualquer outro problema. É importante conservar a ração em prateleiras, longe do chão e abrigadas da umidade e bem-acondicionadas.
– Ração de baixa qualidade: Se a ração que você está oferecendo ao seu cão for de baixa qualidade, ele pode não ter interesse em comer. É importante escolher ração de boa qualidade para garantir que o seu cão está recebendo os nutrientes de que precisa.
O que dar para cachorro comer quando ele cansou da ração?
Alimentação monótona retira o apetite de qualquer um, para te ajudar a fazer seu cachorro comer ração eu vou compartilhar uma receita de molho para misturar na ração.
Eu utilizei como base um patê canino que tem um excelente custo-benefício, pelo menos em janeiro de 2022, quando preparei esta receita.
É da marca AviPet Gourmet, sabor de frango. Para adquirir a textura de molho desejada eu usei 1 Kg de fígado de frango.
Então, vamos à receita mais simples que você já viu!
1 Kg de fígado bovino, e sim cachorro pode comer fígado
1 lata de AviPet Gourmet, do sabor que desejar
Aqueça uma panela e regue um fio de azeite, despeje o fígado e mexa bem para não grudar no fundo. Deixe cozinhar com tampa por mais ou menos 20 minutos.
Junte o conteúdo da lata e misture até ficar mais homogêneo, depois coloque um pouco de água filtrada, misture novamente e deixe ferver por uns 5 a 10 minutos, neste ponto já teremos uma consistência de molho grossinho e rico em proteína.
Deixe esfriar e separe em porções para congelar, ofereça uma colher de sobremesa rasa misturada na ração.
Utilize este molho apenas para cães adultos saudáveis, porque para cães com diagnósticos de saúde há muitas restrições, converse com seu veterinário antes de acrescentar algum alimento novo na ração.
Espero que essa receita te ajude, o meu cachorro se alimenta bem melhor quando uso este molho.
Continue lendo: