Cachorro ansioso você sabe o que fazer para acalmar?
Se você já experimentou ansiedade, sabe que sentir-se nervoso e estressado pode se tornar avassalador e até debilitante às vezes.
Infelizmente, algumas situações podem deixar o cachorro ansioso, e, assim como nos seres humanos, existem vários graus e manifestações da emoção.
Os cães usam a linguagem corporal para comunicar como estão se sentindo. Se ele parece inquieto ou se lambe em excesso, por exemplo, ele pode estar tentando lhe dizer que se sente nervoso, estressado ou até com medo.
Existem 2 tipos de ansiedade canina. A Comportamental e a Situacional.
1- A ansiedade comportamental é quando seu cão tem uma ansiedade constante sobre alguma coisa.
A ansiedade de separação é um exemplo. O cachorro ansioso afetado por esse tipo tem medo de ficar em casa sozinho ou separado de você de qualquer forma.
Normalmente, um cão com ansiedade de separação age enquanto você estiver ausente e pode mastigar ou cavar móveis, uivar, ou fazer xixi em locais inadequados.
2- A ansiedade situacional é quando seu cão tem medo de algo específico, como tempestade ou fogos de artifício, passeios de carro ou idas ao veterinário.
É importante observar o seu cão para perceber o padrão de comunicação e determinar quais sinais ele ou ela usa para indicar ansiedade. Os sinais de ansiedade são vastos e podem mudar ao longo do tempo.
O Cachorro ansioso apresenta os seguintes sintomas:
Excitação, tremor, hipervigilância, lambedura dos lábios, bocejo frequente, diminuição do apetite, mastigação ou comportamento destrutivo, latir ou chorar excessivos, inquietação, agressão.
Os efeitos fisiológicos podem incluir:
Aumento da salivação ou baba, pupilas dilatadas, aumento da frequência cardíaca e ofegante, ou machucados na pele de autolesão ou excesso de higiene.
Se você notou repetições desse comportamento, seu animal de estimação pode estar sentindo ansiedade.
O primeiro passo para ajudar a acalmar seu cão começa com a tentativa de determinar o que está fazendo com que ele se sinta assim.
Uma avaliação de boa saúde física por seu veterinário também pode ajudar a validar suspeitas de que um estressor psicológico é o culpado.
Cachorro Ansioso: Causas
As causas por trás da ansiedade que seu cão está enfrentando podem ser tão vastas quanto os sinais e sintomas que seu cão exibe para mostrar sua ansiedade.
Algumas causas comuns de ansiedade incluem abuso no passado, barulhos altos (como trovões), problemas médicos ou outros animais.
Leve a história do seu animal de estimação em consideração e pense no passado dele.
Se ele é um animal de estimação de resgate, pode haver mais pontos de interrogação, então tome nota quando ele demonstrar sinais de ansiedade.
Talvez, digamos, se ele se envolver com cães maiores, ele poderia ter tido uma experiência ruim com um cachorro grande antes de chegar a você e a seu lar para sempre.
Filhote Chorando Muito O que Fazer?
Como Deixar Cachorro Sozinho em Casa?
Soluções naturais para acalmar o cachorro ansioso
1. Ervas
Camomila: esta é um produto sedativo, pode ajudar seu cão a relaxar e acalmar o estômago quando estiver indisposto.
É uma ótima sugestão fornecer antes de passeios de carro.
Valeriana: este é o sedativo herbal mais amplamente reconhecido. É seguro e acalma os nervos, também promove relaxamento físico.
Use-o para eventos estressantes ou se seu cão fica histérico ou superexcitado.
Erva de São João: uma alternativa segura e eficaz aos medicamentos antidepressivos.
Use-o para acalmar ansiedade baseada no medo (tempestades ou fogos de artifício).
Essas 3 ervas podem ser usadas como chá, tintura ou em cápsulas.
Regras para dosagem:
Para Cachorros até 9 Kg |
Cachorros 9 – 23 Kg |
Cachorros 23 – 45 Kg |
Chá: ¼ xícara de chá (1 – 3 X ao dia) |
Chá: ¼ – ½ xícara de chá (1 – 3 X ao dia) |
Chá: ½ – 1 xícara de chá (1 – 3 X ao dia) |
Cápsula: ½ – 1 cápsula ( 1 – 3 X ao dia) |
Cápsula: 1 – 2 cápsulas ( 2 – 3 X ao dia) |
Cápsula: 1 – 2 cápsulas ( 3 – 4 X ao dia) |
Tintura: 1 – 4 gotas (2 – 3 X ao dia) |
Tintura: 5 – 10 gotas (2 – 3 X ao dia) |
Tintura: 10 – 20 gotas (2 – 3 X ao dia) |
2. Exercício
Às vezes, seu estresse se torna o estresse do seu animal de estimação. Se um horário de trabalho louco significa que você não está levando seu cão para passear regularmente, ele sentirá ansiedade.
A mudança na rotina, a solidão e a sensação de ficar confinada são possíveis contribuintes para o estresse que pode ser eliminado simplesmente levando o filhote para fora para esticar as pernas e tomar um pouco de ar fresco.
Um cachorro cansado é um cão feliz e, às vezes, o melhor remédio caseiro para a ansiedade do cão é tirá-lo de casa e deixá-lo se exercitar.
3. Estímulo mental
De acordo especialistas a técnica de alívio do estresse funciona em vários níveis. Por exemplo, ensinar a seu cão um novo truque desvia sua atenção do que está causando estresse em primeiro lugar.
Você também está envolvido com ele individualmente – algo que muitos cães estressados desejam de seus donos depois de longos dias sozinhos em casa.
Muitas vezes pensamos que o cansaço vem apenas do esforço físico, mas o esforço mental pode ter os mesmos efeitos calmantes. Não importa que truque novo você ensine ao seu cão – qualquer coisa que o desafie pode proporcionar alívio do estresse.
Seguir uma rota diferente, deixando seu cachorro guiar através do faro, pode proporcionar tanto exercício físico quanto estímulo extra, pois seu cão fareja novos arbustos, árvores, jardins, e conhece novos cachorros.
Adicionar enriquecimento ao dia do seu animal de estimação, alimentando-o de uma bola ou brinquedo de quebra-cabeça, fornece estímulo mental adicional.
4. Música
Estudos mostraram a influência da música na redução do estresse no cachorro ansioso.
Os pesquisadores observaram grupos de cães com vários tipos de música tocando. Depois de uma semana, eles tocaram um gênero musical diferente.
Eles descobriram que o soft rock e a música reggae eram os mais eficazes, mas os cães tinham preferências distintas.
Tocar a música favorita do seu animal em um volume baixo pode adicionar outra camada de calma ao ambiente do seu animal.
Mas primeiro certifique-se de que seu cão realmente aprecie isso observando a linguagem corporal.
5. Massagem e Acupuntura
Qualquer coisa que faça o corpo funcionar melhor fará o cérebro funcionar melhor.
Alguns locais no corpo de um cão são pontos de pressão naturais em que apenas alguns minutos de massagem farão uma grande diferença no nível de estresse.
Da mesma forma, acupuntura pode tratar o estresse do animal de estimação, às vezes tão bem ou melhor que a medicação.
O tratamento estimula a liberação de substâncias para aliviar a dor do corpo sem efeitos colaterais potencialmente adversos.
6. Higiene
Talvez a terapia para o seu cão seja tão simples quanto um tempo de escovação todas as noites. Lembre – se que o cachorro ama passar tempo com seu dono e essa é uma ótima oportunidade.
Você também terá a oportunidade de observar a pele dele e verificar se tem lesões ou feridas, o que pode ser um sinal de algo mais sério.
Leia mais conteúdos:
Alimentação caseira para cachorro