Alimentação Saudável para Cachorro – 8 Dicas para Começar Certo

Essas dicas sobre alimentação saudável para cachorro podem ser utilizadas independente da dieta adotada.

Comece a aplicar aos poucos e veja como o seu cão será mais feliz, saudável e cheio de vida.

Para começar com alimentação saudável para cachorro é fundamental sair da zona de conforto e vale a pena, pois os frutos a serem colhidos são únicos, dignos de quem superou a si próprio.

Alimentação Saudável para Cachorro Esclarecida com 8 Dicas

1. Não se impressione com o marketing leia os rótulos com cautela

Não confie em propagandas de informações nutricionais.

Os rótulos dos produtos sempre listam os ingredientes em ordem, do maior para o menor, para qualquer tipo de produto, é uma regra.

Pesquise os ingredientes principais para saber se são recomendados para o seu companheiro comer.

A maioria é rica em produtos transgênicos (a base de milho e soja principalmente), além das “farinhas de carne” não identificadas.

2. Evite usar produtos alimentícios de prateleira como uma dieta básica diária

Não devemos subestimar o poder do marketing, cada vez mais inteligente e contextualizado com as necessidades dos consumidores.

O marketing influencia tanto que não nos damos conta de que eles fazem tudo para vender um produto.

E continuamos assistindo aos cães adoecerem de diversas enfermidades.

Um dos piores problemas é que esses produtos de prateleira não possuem enzimas vivas devido a seus processos de cozimento industrial, justamente para terem maior durabilidade.

Produtos de prateleira não são frescos e perdem muitos dos seus nutrientes no processo de cocção e por isso, necessitam de suplementação sintética para atingir as metas nutricionais estabelecidas pelo *MAPA (Brasil).

Os petiscos caninos industrializados como os biscoitos, ossinhos, bifinhos ou a ração e os alimentos enlatados podem ser usados, mas não como as propagandas sugerem.

Esses produtos alimentícios deveriam ser utilizados em caso de emergência: em abrigos, instituições de caridade, viagens longas ou em ocasiões em que não se tem muito tempo para o preparo adequado de alimentação natural.

Não devem ser utilizados como alimentos em uma dieta básica, duradoura e contínua.

3. Introduza alimentos integrais frescos

Alimentos integrais frescos, como verduras, legumes e frutas, são cheios de enzimas vivas, vitaminas, minerais e fibras.

Nutrientes essenciais para o bom funcionamento do trato intestinal e adicionarão uma nova dimensão à saúde do seu cão.

4. Ofereça variedade de ingredientes ricos em antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias

A inflamação é uma das principais causas de doenças, por isso é importante pesquisar todos os ingredientes da dieta do seu cão e os processos de fabricação pelos quais são feitos.

Como você provavelmente já sabe, os alimentos comerciais processados são inflamatórios por natureza.

Pancreatite e artrite são enfermidades comuns em cachorros alimentados frequentemente com comida processada.

Se você precisa usar comida comercial, ao menos tente compensar seus efeitos nocivos, adicionando alimentos naturais à mistura.

Mantenha seu cão jovem e saudável, alimentando uma variedade de alimentos integrais que são ricos em antioxidantes e anti-inflamatórios.

5. Reveja o seu conceito de alimentação 100% equilibrada

O problema número um é que a grande maioria dos tutores esperam que os cães comam 100% equilibrado.

Esse é um conceito fabricado pela indústria de alimentos pet. O princípio da alimentação natural para cães segue o mesmo que a nossa.

A dieta variada e saudável supre as nossas necessidades ao longo do dia, ou ao longo de alguns dias e isso não é errado.

Você não tem tudo o que precisa em uma única refeição, as refeições se complementam.

6. Evite o glúten

Os subprodutos do milho são adicionados aos alimentos para animais de estimação para evitar que gorduras inferiores, instáveis, fiquem rançosas.

O glúten de milho, mesmo em pequenas quantidades, pode prejudicar os órgãos do seu cão.

7. Alimente de acordo com a necessidade

Se ele está acima do peso, alimente-o no início do dia para que ele tenha mais tempo para gastar calorias.

Se o seu cão precisar ganhar peso, alimente-o com mais regularidade e especialmente antes de ir dormir, evitando que o cão queime essas calorias.

Não se preocupe se o seu cão é muito magro, se isto está dentro da normalidade. Especialmente se está em seus primeiros anos de vida, mais jovem e ativo.

+ Leia o artigo como engordar o cachorro

À medida que o tempo passa o ganho de peso é natural, ele vai ganhar peso mais facilmente, não precipite isso dando mais comida do que ele precisa.

8. Saúde Bucal

Alguns petiscos comerciais prometem beneficiar a saúde dos dentes e das gengivas, mas os seus ingredientes e processos de cozimento além de não serem saudáveis podem causar outros problemas de saúde.

A escovação é provavelmente o melhor método para manter os dentes livres de placa e gengivas saudáveis.

Mas, sempre podemos contar com os ossos crus como um auxílio no caso do cachorro não aceitar bem uma escova na sua boca.

Outra boa solução é dar ao seu cão alimentos integrais como cenoura e abobrinha para mastigar.

O óleo de coco cru também age como um maravilhoso creme dental canino, pois possui propriedades antivirais, antibacterianas e antifúngicas e o sabor é muito atraente para os cães.

Deixe seu cão lamber uma pequena quantidade de óleo de coco endurecido por 20 segundos após cada refeição, essa prática auxilia com o mau hálito.

Conclusão

Você conhece o seu cão melhor do que ninguém, por isso a dieta do seu cão deve estar sob o seu domínio.

Quando comecei a cozinhar para o meu cachorrinho eu esperava que ele aceitasse prontamente o que eu colocasse no prato, que bobagem a minha…

Ele é um vira-lata exigente, e eu precisei observar isso para não desperdiçar os ingredientes e continuar animada no propósito de mudar a sua dieta para uma alimentação natural.

Eu comparo essa etapa de experiência com a formação do paladar das crianças, quando recusam ou aceitam determinados alimentos.

Mas nem por isso deixamos de proporcionar uma alimentação mais saudável para elas.

Afinal um ser humano não pode ser construído a base de doces, pizzas, refrigerantes…

Pense dessa forma com relação ao seu amado animal de estimação, não o entupa de comida de baixa qualidade, dê comida saudável.

Continue lendo:

Biscoito para Cachorro

Comida Natural para Cães

Receitas de Comida Natural

Dieta para Cachorro

Comentários